Escolas de Projeto

Olá professor(a),

O geógrafo Yves Lacoste e sua obra prima “A Geografia serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra” é de extrema atualidade em um contexto tão conflituoso como o que vivemos. Propostas como Escola Sem Partido, Reforma do Ensino Médio, entre outras, passam pela Câmara e pelo Senado com facilidade e sem o menor diálogo com intelectuais da educação, alunos e docentes que serão atingidos diretamente por elas.
Acreditamos que a Geografia não é uma disciplina simplória e enfadonha, mas que sim tem potencialidade de nos fazer compreender o mundo e as relações que ali estão postas, entender desde como o alimento produzido chega às nossas casas, as mudanças climáticas, a correlação da arte com o urbano até como a mesma pode ser (e já foi muitas vezes ao longo da história) instrumento de poder para fazer a guerra, é a nossa proposta para a Semana de 2017.
A sua escola pública pode ser uma das participantes. É muito importante que o projeto que você já desenvolve com seus estudantes (ou que tem vontade de desenvolver) seja divulgado e conhecido por quem está no meio acadêmico, seja ele aluno ou professor.
Para se inscrever basta enviar um projeto com até 03 páginas contendo nome do projeto, descrição do trabalho a ser realizado, texto justificando a importância de sua realização e série na qual ele será desenvolvido. Na capa deve estar indicado o nome da escola, endereço, diretoria de ensino correspondente, professor responsável, telefones, e-mails e horário para contato. O tema da Semana deste ano é:

“A Geografia serve, em primeiro lugar, para…”

A partir deste tema geral, sugerimos alguns subtemas para a realização do projeto a saber:

• Ter uma postura engajada em defesa da conservação da natureza;
• Ler o mundo;
• Ter uma postura política no mundo;
• Mudar o clima;
• Garantia de alimentos;
• Combater a alienação na vida cotidiana;
• Fazer a guerra (LACOSTE, 1988);
• Construir uma nova geografia.

A Bibliografia sugerida este ano será o livro:

A Geografia - Isso Serve, Em Primeiro Lugar, para Fazer a Guerra

(Yves Lacoste)

Obs: Serão emitidos certificados para todas as atividades.

Departamento de Geografia - Universidade de São Paulo - USP

Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – CEP 05508-900