Grupo de Estudos

O Núcleo de Estudos tem como objetivo discutir e entrar contato com as diversas questões e bibliografias acerca do Ensino e Ensino de Geografia nas Escolas Públicas para, durante e a posteriori, possibilitar trocas de conteúdos, intercâmbio de materiais, discussões, idéias, métodos, técnicas, propostas, particularidades, entre outras coisas no que cabe ao tema, entre professores do Ensino Fundamental e Médio, convidados, estudantes de Graduação e Licenciatura, professores universitários e interessados. As atividades do Núcleo acontecerão no LABUR (Laboratório de Geografia Urbana do Departamento de Geografia da USP) das 18:00 às 19:00, e se dará a partir da leitura de textos previamente disponibilizados em nosso site.

Alguns textos poderão ser encontrado online. Também estarão disponíveis na copiadora Aquário no Departamento de Geografia da USP e na pastra do grupo de estudos que está no LABUR.

Calendário Grupo de Estudos Semana de Geografia 2017.

Calendário Grupo de Estudos Semana de Geografia 2016.

Bibliografia:

14/03/2016: SERPA, Ângelo. Espaço público e acessibilidade : notas para uma abordagem GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 15, pp. 21 - 37, 2004 disponível:http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp15/Artigo2.pdf.

-OBS: Já está disponível.

28/03/2016: SEABRA, Odette. “A Insurreição do uso”, in MARTINS, José de Souza (org) Henri Lefebvre e o retorno a dialética. São Paulo: Hucitec, 1996.

click aqui e baixe o texto

11/04/2016: KAZTMAN, Ruben; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz. A cidade contra a escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008.

-OBS: Professor Eduardo apontar qual capítulo seria mais interessante e trazer o texto para scannear.

25/04/2016: HENRY, G. e SIMON, Roger. “Cultura popular e pedagogia crítica: A vida cotidiana como base para o conhecimento curricular”. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Currículo, Cultura e Sociedade. 10º ed. São Paulo: Cortez, 2008.

-OBS: Professor Eduardo trazer o texto para scannear.

09/05/2016: HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito a cidade a revolução urbana. São Paulo, Martins Fontes, 2014.

Click aqui e baixe o texto.

23/05/2016: CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2010.