XV SEMANA DE GEOGRAFIA - USP

Olá, professor (a),

Através desse informativo, o convido a se inscrever com sua respectiva escola na Escola de Projetos da XV Semana de Geografia da USP. O evento acontecerá de 17 a 19 de outubro de 2018 no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O geógrafo Milton Santos e sua obra prima “O Espaço do cidadão” são de extrema atualidade em um contexto tão conflituoso como o que vivemos. Obra escrita em contexto de redemocratização brasileira, pensamos o quanto ela aborda questões relevantes para a atual conjuntura política, econômica e social.  Propostas como Escola Sem Partido, Reforma do Ensino Médio, entre outras, passam pela Câmara e pelo Senado com facilidade e sem o menor diálogo com intelectuais da educação, alunos e docentes que serão atingidos diretamente por elas. Além de muitas outras violências que são naturalizadas e suprimem o direito que todos deveriam ter de usufruírem de espaços que efetivem o legítimo acesso à educação, à saúde, à moradia, à segurança pública, ao lazer e à qualidade de vida em geral.

Portanto, acreditando que a Geografia é uma disciplina de desalienação que busca estimular sujeitos ativos capazes de “se situar corretamente no mundo e de influir a sociedade como um todo” e busca discutir/desmascarar os reais processos que envolvem e modificam a nossa realidade, vê-se a importância de problematizar a construção da cidadania a partir de uma postura ativa perante a sociedade, bem como desenvolver o senso crítico dos alunos perante estas temáticas atuais. Tão importante para esta discussão é verificar a efetivação dos direitos através da representatividade política

A sua escola pública pode ser uma das participantes. É muito importante que o projeto que você já desenvolve com seus estudantes (ou que tem vontade de desenvolver) seja divulgado e conhecido por quem está no meio acadêmico, seja ele aluno ou professor.

Para se inscrever basta enviar um projeto com até 03 páginas contendo nome do projeto, descrição do trabalho a ser realizado, texto justificando a importância de sua realização e série na qual ele será desenvolvido. Na capa deve estar indicado o nome da escola, endereço, diretoria de ensino correspondente, professor responsável, telefones, e-mails e horário para contato. O tema da Semana deste ano é:

“Quem constrói o espaço e qual realidade queremos?”

A partir deste tema geral, sugerimos alguns subtemas a partir dos capítulos do livro abordado no projeto:

“Há cidadãos neste país?”

Questionamentos acerca da constituição da cidadania e a efetivação dos direitos sociais

“O cidadão mutilado”

Como o governo corrobora com os atores econômicos para a flexibilização das leis

“Do cidadão imperfeito ao consumidor mais que perfeito”

A inversão dos valores e a aceitação do sujeito como consumidor e não como cidadão.

“O espaço sem cidadãos”

A submissão das necessidades sociais em função dos interesses dos atores econômicos, atrofiando cada vez mais a cidadania no espaço.

* Lembrando que estes subtemas são sugestöes e que projetos com outros temas podem ser enviados, tendo o professor total autonomia para a criação e desenvolvimento de outras abordagens.

Cada escola poderá apresentar até 02 projetos, feitos por professores e estudantes de várias séries, em conjunto ou separadamente, sendo que cada projeto deve ser encaminhado por um único professor. O projeto deve ser enviado para o e-mail semangeo@usp.br, no período de 15/03/17 à 31/03/17; o resultado da seleção será divulgado no site da Semana de Geografia até o dia 20/04/17.

Os projetos selecionados poderão contar com o apoio de um monitor para sua realização. Os resultados do projeto deverão ser apresentados pelos estudantes durante a realização da XV Semana de Geografia, 17 a 19 de outubro de 2018, na Universidade de São Paulo. (Recomenda-se que o projeto esteja concluído em ocasião de sua apresentação na Semana).

Além da Escola de Projetos, outras atividades ocorrerão ao longo do deste ano. Entre elas: Núcleos de Estudos (conferir programação no site). Entre no site http://labur.fflch.usp.br/node/15, confira a programação dos textos a serem discutidos. PARTICIPE!!!

Obs: Serão emitidos certificados para todas as atividades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2014. 7. ed.

REALIZAÇÃO

Departamento de Geografia - Universidade de São Paulo - USP